Hackathon Arq&Design

Inscrições até 15/02/2021

Inscrição

Categoria Estudante:
R$ 10,00 por estudante , máximo 3 por grupo

Categoria Profissional:
R$ 50,00 por profissional , máximo 3 por grupo

HACKATHON ARQ & ENG – NUREX

REGULAMENTO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1.1 O HACKATHON ARQ&ENG – NUREX é uma modalidade de concurso de projetos de arquitetura/engenharia (na categoria para profissionais) e desenho de mobiliário e decoração (na categoria para estudantes) promovido pela NUREX com o apoio técnico da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. Esta edição destina-se à escolha de projeto de arquitetura (na categoria para profissionais) e desenho de mobiliário/decoração (na categoria para estudantes) para a nova sede do NUREX.

1.2 O HACKATHON ARQ&ENG – NUREX será destinado a:

  • PROFISSIONAIS(Categoria Profissionais) formados no curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil – destinado para a elaboração de projeto arquitetônico da nova sede do NUREX.
  • CATEGORIA ESTUDANTES(Categoria Estudantes) dos cursos de Graduação de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil – destinado para a elaboração de desenho de mobiliário/decoração para uma “Mini-Casa de Treinamento de Autonomia”, espaço este pré-determinado no projeto arquitetônico elaborado pela categoria profissional, dentro da nova sede do NUREX.

1.3 Não poderão se inscrever no HACKATHON ARQ&ENG – NUREX:

  • Profissionais da área de engenharia e arquitetura, envolvidos na viabilização do HACKATHON ARQ&ENG – NUREX, bem como seus cônjuges, pais, filhos, irmãos e sócios formais em pessoa jurídica;
  • Membros do Júri do HACKATHON ARQ&ENG – NUREX,  bem como seus cônjuges, pais, filhos, irmãos e sócios formais em pessoa jurídica.
  1. PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO

 2.1 O evento que será realizado virtual e/ou presencialmente, com palestras on-line, visitas e possíveis encontros, os quais serão previamente agendados.

2.2 Cronograma HACKATHON ARQ&ENG – NUREX:

  • 20/11/2020 a 15/02/2021 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES.
  • 18/02/2021 e 19/02/2021 – PERÍODO DE PALESTRAS.
  • 20/02/2021 – VISITA TÉCNICA AO LOCAL E ORIENTAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS (Categoria Profissional) E DESENHOS DE MOBILIÁRIO / DECORAÇÃO (Categoria Estudantes).  
  • 27/02/2021 e 28/02/2021 – MENTORIA: 1 (UM) encontro virtual de 30 (TRINTA) minutos (Vinte minutos de apresentação do projeto + Dez minutos de orientação dos mentores) via plataforma virtual (Google Meet / ZOOM), agendada pela organização.
  • Até 10/03/2021 – MARATONA CRIATIVA: Logo após a Mentoria, os grupos devem desenvolver o projeto final, com o envio do arquivo PDF com as pranchas oficiais dos projetos arquitetônicos (Categoria Profissional) e desenhos de mobiliário / decoração (Categoria Estudante).
  • 12/03/2021 a 19/03/2021: ANÁLISE DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS (Categoria Profissional) E DESENHOS DE MOBILIÁRIO / DECORAÇÃO (Categoria Estudantes) ENVIADOS.
  • 20/03/2021: EVENTO DE ENCERRAMENTO, PREMIAÇÃO DOS FINALISTAS, DIVULGAÇÃO DO PROJETO VENCEDOR.

2.3 A inscrição deverá ser feita por Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) / Desenho do Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante), o que representa 1 (UM) grupo = 1 (UM) projeto arquitetônico (Categoria Profissional) ou 1 (UM) grupo = 1 (UM) Desenho do Mobiliário / Decoração (Categoria Estudantes) .

2.4 Cada grupo poderá ter até 3 (TRÊS) participantes, sendo proibida a participação de mais pessoas no mesmo grupo, caracterizando não cumprimento do regulamento e sujeito a eliminação da participação no concurso.

2.5 Obrigatório que todos os grupos de profissionais sejam formados por pelo menos 1 (UM) arquiteto e urbanista e 1 (UM) engenheiro civil. Sendo proibida a participação de grupos que não contemplem os dois profissionais em sua formação.

2.6 Quando grupos formados por estudantes, deverá ter 1 (UM) professor universitário da área, como responsável pelo grupo.

2.7 As inscrições deverão ser feitas até o dia 15/02/2021 até às 23:59h.

2.8 O grupo deverá ler o Regulamento, e, se estiver de acordo com seus termos e condições, assinalar a opção “Declaro que li e aceito os termos do Regulamento” no momento da inscrição. Ao se inscreverem no HACKATHON, os participantes autorizam a divulgação de sua imagem, das imagens do seu Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) e Desenho do Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) elaborado durante o HACKATHON para fins de marketing, para a divulgação de ações, programações, impressos em geral, incluindo, mas não se limitando a convites, folders, folhetos, livros, fotografias, produtos culturais, mídia escrita e falada, televisão, websites, disquetes, CD-Rom, DVD, Blu Ray, internet, rede privada de computadores, revistas eletrônicas e digitais, exposições, palestras ou outros materiais institucionais, inclusive publicitários, em qualquer lugar existente ou que venham a existir, bem como nas suas páginas mantidas nas redes sociais.  As informações pessoais fornecidas também poderão ser utilizadas livremente pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos especialmente para o envio de promoções e informações gerais da referida Associação.

2.9 Caso ocorra algum problema ou dúvida no preenchimento da inscrição, o participante deverá entrar em contato com a nossa equipe técnica através do e-mail: hackathon@nurex.org.br

2.10 A organização do evento solicitará os seguintes documentos:
         Para os inscritos na Categoria Profissional, o registro profissional, a apresentação do RRT/ART referente ao trabalho desenvolvido.
Para os inscritos na Categoria Estudante, .comprovante de matrícula em curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil.

2.11 Havendo a obrigatoriedade da emissão de qualquer tipo de Anotação e / ou Registro de Responsabilidade Técnica, o profissional responsável pelo projeto arquitetônico (Categoria Profissional) deverá apresentar o documento quitado para a organização.

2.12 Cada grupo inscrito no HACKATHON ARQ&ENG – NUREX deverá arcar com o pagamento dos valores de inscrição, de acordo com cada modalidade de participação, sendo elas:

  • MODALIDADE DE ESTUDANTE DE ARQUITETURA E URBANISMO / ESTUDANTE DE ENGENHARIA CIVIL (CATEGORIA ESTUDANTE):
    VALOR DE INSCRIÇÃO: R$ 10,00 POR PESSOA, LIMITANDO-SE A QUANTIDADE DE 3 (TRÊS) PESSOAS POR GRUPO.
  • MODALIDADE DE PROFISSIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO / PROFISSIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (CATEGORIA PROFISSIONAL):
    VALOR DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00 POR PESSOA, LIMITANDO-SE A QUANTIDADE DE 3 (TRÊS) PESSOAS POR GRUPO.

2.13 A organização poderá promover ações promocionais referente ao valor das inscrições.

2.14 O grupo não poderá inscrever mais de 1 (UM) Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) ou Desenho do Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante).

2.15 Os grupos deverão utilizar o número de inscrição como identificação nas pranchas e arquivos enviados ao concurso. É estritamente proibida a divulgação de nomes pessoais, nomes comerciais ou qualquer outra forma de identificação dos participantes. O número de inscrição será enviado no e-mail de confirmação de inscrição do grupo. Caso este item seja descumprido, o grupo será automaticamente desclassificado.

2.16 Fica proibida a divulgação do número de inscrição e/ou dos Projetos Arquitetônicos (Categoria Profissional) e Desenhos de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante), sob qualquer forma, incluindo redes socias, antes da divulgação dos finalistas do “HACKATHON ARQ&ENG – NUREX”. Ficando condicionada a eliminação do grupo, caso seja constatada essa violação do regulamento.

2.17 Todos os participantes poderão postar em redes sociais sobre o “HACKATHON ARQ&ENG – NUREX” e sobre todas as suas etapas, marcando inclusive os organizadores do evento, porém, o item acima 2.16 deste regulamento deve ser cumprido, ou seja, não poderá divulgar imagens dos Projetos Arquitetônicos (Categoria Profissional) e Desenhos de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante), antes do anúncio dos finalistas.

2.18 Os participantes terão acesso à plataforma HACKATHON, onde encontrarão o conteúdo preparatório para o HACKATHON, inclusive o briefing para desenvolvimento dos Projetos Arquitetônicos (Categoria Profissional) e Desenhos de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) · Vide escopo mínimo.

2.19 Cada grupo será responsável por suas próprias ferramentas de trabalho pessoais (computadores, desktop ou laptop), tablet, smartphone, monitor, mouse, software, etc.), inclusive internet.

2.20 A Comissão Julgadora desclassificará os Projetos Arquitetônicos (Categoria Profissional) e Desenhos de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) que não seguirem o briefing geral proposto no início do HACKATHON, ou que descumpram toda ou qualquer regra contida neste regulamento.

2.21 O Grupo que enviar o Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) ou Desenho de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) fora do prazo estará eliminado.

2.22 Na rodada de mentoria, cada grupo terá 20 (VINTE) minutos para apresentar o projeto elaborado e 10 (DEZ) minutos de “feedback”.

2.23 Fica proibido qualquer contato com os organizadores do HACKATHON, incluindo os mentores. Todas as dúvidas deverão ser sanadas durante a rodada de mentoria e as reuniões explicativas. Caso seja constatado que algum grupo obteve informações privilegiadas e/ou contatos extras com os envolvidos, o grupo será automaticamente desclassificado.

2.24 Somente será conferido certificado de Participação do HACKATHON aos participantes que concluírem todas as etapas.

2.25 A comissão organizadora pode planejar atividades extras para os grupos participantes, cuja programação será divulgada oportunamente por e-mail, WhatsApp ou Telegram. A não participação de ao menos 1(UM) integrante nas atividades extras deve ser devidamente justificada, sob pena de desclassificação.

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 3.1 A Comissão Julgadora avaliará os Projetos Arquitetônicos (Categoria Profissional) e Desenhos de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) conforme os critérios previamente estabelecidos, seguindo a classificação numérica de 1 (UM) a 10 (DEZ) para cada item a seguir:

a) Atendimento ao briefing proposto;
b) Apresentação e clareza de ideias;
c) Integração com o tema central do Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) e Desenho de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante);
d) Atendimento dos requisitos municipais (Legislações, Alegra Centro e CONDEPASA) na Categoria Profissional – Projeto Arquitetônico;
e) Funcionalidade;
f) Design;
g) Tecnologia;
h) Inovação;
i) Sustentabilidade;
j) Exequibilidade.

3.2 O Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) e o Desenho de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) vencedor do HACKATHON será aquele que obtiver a maior somatória ao final da avaliação pelos membros da comissão. Em caso de empate, o voto de minerva é o do Presidente da Comissão Julgadora.

3.3 A decisão do júri é soberana e irrecorrível.

3.4 Em caso de dúvidas ou controvérsias sobre questões que não puderem ser sanadas com as regras aqui previstas, estas deverão ser encaminhadas à equipe organizadora.

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 4.1 Havendo qualquer tipo de correção neste regulamento, feito pela organização, assim como possíveis alterações de datas, será comunicado a todos os envolvidos.

4.2 A participação no HACKATHON através da efetivação da inscrição, bem como o posterior aceite online, implicam no conhecimento e total aceitação deste Regulamento.

4.3 A aceitação online dos termos deste Regulamento pelos participantes, condição prévia para a participação regular no HACKATHON também implicará na expressa autorização e licenciamento gratuitos, mundiais, livres de pagamento de royalties, por prazo indeterminado à organizadora do evento suas afiliadas ou controladoras para fins de reprodução parcial ou integral, edição, adaptação, tradução para qualquer outro idioma, publicação, transmissão, emissão, distribuição e comunicação ao público por quaisquer meios e em quaisquer formatos de:

  • Nome, imagem, vídeo e voz dos participantes que poderão ser gravados durante o período de participação neste HACKATHON concorrência, a critério da equipe organizadora;
  • Divulgação do escopo, conteúdo e funcionalidades do Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) e Desenho de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) vencedor e dos demais Projetos Arquitetônicos (Categoria Profissional) e Desenhos de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) participantes.

4.4 O grupo vencedor, nem seus integrantes, ou qualquer dos profissionais participantes não terão direito ao recebimento de quaisquer valores, seja a que tempo e/ou a que título for, em virtude de qualquer forma de divulgação e reprodução.

4.5 A finalidade deste HACKATHON é escolher a melhor proposta arquitetônica (Categoria Profissional) para a nova sede do Nurex e a melhorar proposta de desenho de mobiliário e decoração (Categoria Estudante) para o ambiente “mini casa”. Porém, a execução do Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) e do Desenho de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) vencedores, depende de fatores externos que não estão vinculados a este HACKATHON. Caso ocorra impedimentos para a execução da obra e o Projeto Arquitetônico (Categoria Profissional) e o Desenho de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante) vencedores não forem executados, os participantes ou grupos vencedores não poderão requerer em momento algum, qualquer tipo de recompensa ou valores referentes a honorários ou qualquer outro tipo de pagamento. Os participantes estão cientes de que não haverá pagamento em qualquer quantia referente a este HACKATHON.

4.6 Os grupos declaram, ainda, que qualquer funcionalidade dos respectivos Projetos Arquitetônicos (Categoria Profissional) e Desenhos de Mobiliário / Decoração (Categoria Estudante), bem como os próprios desenvolvidos para a participação neste HACKATHON não ofendem ou transgridem quaisquer direitos de terceiros, especialmente direitos de propriedade intelectual; não são ofensivos, injuriosos, difamadores; nem são de qualquer forma ilegais ou ilícitos.

4.7 Os participantes concordam em indenizar e ressarcir a organizadora caso esta venha a ser questionada por quaisquer das hipóteses previstas acima. A organizadora deste HACKATHON não se responsabiliza pelos dados, projetos, desenhos e ideias submetidas por seus participantes no decorrer deste processo, sendo o participante o único e exclusivo responsável por todas as informações prestadas.

4.8 Se a organizadora, de acordo com os critérios estabelecidos única e exclusivamente pelas mesmas, concluir que qualquer participante obteve qualquer vantagem indevida mediante a utilização de meios fraudulentos e/ou quaisquer outros mecanismos considerados inadequados pela organização do HACKATHON, o referido participante, bem como seu grupo, será imediatamente desclassificado.

4.9 Quaisquer disputas, controvérsias ou reclamações que surgirem entre os participantes e a organizadora, relacionadas aos termos deste regulamento deverão ser, exclusivamente, direcionadas à organizadora do HACKATHON, a qual se compromete prestar esclarecimentos e sanar todas as dúvidas que possam ocorrer.

  1. CONTATOS OFICIAIS DO HACKATHON ARQ&ENG – NUREX

Organizadora: NUREX
Endereço: Rua Campos Melo, 319 – Macuco – Santos SP
Telefone: (13) 3233-7320
E-mail: hackathon@nurex.org.br

Apoio Técnico:
Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos
Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47 – Boqueirão, Santos – SP, 11045-540
Telefone: (13) 3288-2517