Mais de 100 crianças, adolescentes e adultos que frequentam a entidade serão beneficiados com tratamento odontológicos
A noite do dia 27 de setembro estará sempre nos corações de todos que estiveram presentes no Núcleo de Reabilitação de Deficiência Intelectual São Vicente de Paulo (Nurex). Isso porque foi feita a entrega da obra da Clínica Odontológica para mais de 100 alunos da escola que estão necessitando de diversos tipos de tratamento dentário.
O projeto, que surgiu a partir de uma iniciativa privada, contou com recursos particulares e recebeu o nome de Clínica Odontológica Pedro Umberto Duzett, em homenagem ao Pedrinho, que em sua breve vida, como portador de fibrose cística, foi exemplo de resiliência e superação. Como sempre foi engajado em causas sociais, agora oferece como legado, aos alunos do Nurex, este Centro de Tratamento Odontológico.
“Estou me sentindo muito feliz. A minha satisfação é de estar oferecendo um consultório odontológico que posso atender os 110 alunos do Nurex com dignidade. Sou muito grata pelo presidente ter me homenageado e também ao meu filho com o nome dele no consultório. É muita emoção”, disse a Doutora Cida Duzett, mãe do Pedrinho.
Desde que conheceu o Nurex, Cida achou uma instituição séria, com um trabalho maravilhoso e quis colaborar de alguma forma. Mas não imaginava que um dia fosse receber tal homenagem.
“Como sou dentista, pedi ao presidente um espaço para que eu construísse um consultório odontológico para atender todas as crianças do Nurex. Minha motivação foi poder ver todos esses alunos fazendo prevenção odontológica e tendo uma outra qualidade de saúde bucal”.
O presidente do Nurex, Célio Dias Sales, falou sobre o sentimento de mais um equipamento concluído para prestar serviços aos assistidos da instituição e também sobre os próximos passos até a clínica passar a funcionar.
“É uma satisfação muito grande! Queremos fazer ali uma Clínica Odontológica totalmente disruptiva, para atender com excelência pessoas com deficiência de todos os tipos, principalmente a intelectual, que é trabalhada no Nurex. A princípio vai ser feita a anamnese de todos os alunos, a ficha de cada um, e uma análise de como está a saúde bucal deles. Depois vai ser criada uma ficha do que deve ser feito em cada caso para o trabalho começar efetivamente”.
Além de amigos e familiares, estiveram presentes também no evento o Adriano Catapreta, Secretário de Saúde de Santos, a Cristina Barletta, Secretária de Educação de Santos, o Braz Antunes, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e o José Cássio de Almeida Magalhães, Coordenador do Curso de Odontologia da Unimes.
“Posteriormente, pretendemos atender alunos de outras escolas que tenham crianças com deficiência que também precisem de auxílio, e depois a gente parte para um segundo nível de atendimento para os pais dos nossos alunos. Quem sabe futuramente também para professores e funcionários”, idealiza Célio.
A sede do Nurex fica na Rua Campos Mello, número 319. A entidade comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos, promove e apoia a assistência e reabilitação das crianças, adolescentes e adultos com necessidades educativas especiais diagnosticadas com deficiências múltiplas e autismo.