O Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo é uma entidade civil comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos. Possui sede própria, localizada na Rua Campos Mello, 319 – Macuco/ Santos. Fundado em 4 de agosto de 1990, por familiares com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e, tem como principal objetivo, promover e apoiar a assistência e a reabilitação da criança, do adolescente e/ou do adulto, diagnosticado com deficiências múltiplas e autismo.

Hoje o NUREX mantém uma escola de educação especial, que presta assistência a 105 pessoas entre: crianças, adolescentes e adultos, voltado para um ensino pedagógico inclusivo, onde são desenvolvidas disciplinas curriculares como língua portuguesa, matemática, ciências, entre outras. Além disso os alunos, recebem também, sessões individuas personalizadas de acordo com suas necessidades, que variam entre fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

Os períodos são divididos em dois turnos: manhã (8h às 12h) e a tarde (14h às 18h). Cada aluno é avaliado individualmente por uma equipe multidisciplinar preparada para agrupa-los de acordo com o melhor para o seu desenvolvimento pessoal. Sendo assim, são formados grupos compostos por aproximadamente 7 alunos, respeitando suas limitações e reconhecendo seus avanços, resultando em verdadeiras equipes dentro da grande família NUREX.

"Família NUREX"

A nossa família é composta por uma equipe especializada multidisciplinar, sendo 1 Diretora Pedagógica, 8 pedagogas com especialização em Educação Especial com habilitação em Deficiência Mental, 7 Auxiliares de classe, 2 Fisioterapeutas, 1 Fonoaudióloga, 1 Terapeuta Ocupacional, 1 Psicologa, 1 Assistente Social e 1 Nutricionista. Além da nossa Diretoria, que conta com 8 membros não remunerados respeitando um mandato de 4 anos.

Para nos dar um suporte maior, contamos com 2 Secretárias, 1 Merendeira, 1 Ajudante de cozinha, 5 Auxiliares de limpeza, 1 Ajudante geral e 1 Porteiro.

Atualmente, 40 voluntários nos ajudam nos bazares, nas confecções da “Zona Criativa” e nos eventos em geral.